Clínica Dra. Edinalva Braz

Alimentação saudável na gestação

 

imagem de alimentação saudavel

A alimentação saudável na gestação é um fator importante para a saúde da mãe e do seu bebê. O que é consumido durante os nove meses da gravidez determina o estado de saúde, da mãe e do bebê desde a vida intrauterina.

Para um ganho de peso saudável, a gestante deve seguir uma alimentação equilibrada e fracionada em 5 a 6 refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia).

Seguem algumas orientações úteis para seguir nesta período:

MODERE

  1. O consumo de cafeína, presente não só no café, mas também em chás (verde, mate e preto) e refrigerantes.
  2. Alterne o consumo de proteína animal, variando entre carne vermelha, carne branca, peixes e ovos.
 

EVITE

  1. O excesso de sal.
  2. O excesso de açúcar (presente em doces e refrigerantes).
  3. Alimentos industrializados (embutidos, salgadinhos, molhos, caldos e temperos prontos).
 
AUMENTE
  1. O consumo de lácteos (leite, queijo) para formar os ossos e dentes do bebê
  2. O consumo de leguminosas ricas em ferro (feijão, lentilha e grão de bico) com fontes de Vitamina C.
  3. O consumo de alimentos frescos de consumo imediato e e prefira temperos naturais tais como cebola e alho.
  4. O consumo de frutas variadas/dia e de cores diferentes (indicado 3 porções diárias).
  5. Ingestão de gorduras saudáveis (óleo de canola, azeite extra virgem, amêndoas, nozes, castanha do para e peixes como salmão, sardinha e cavalinha) e se não conseguir consumir peixes, suplemente com 200 mg de DHA até o final da gestação.
  6. Beba no mínimo 2 litros de água diariamente.
 

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