Clínica Dra. Edinalva Braz

O que trata a Ginecologia?

A Ginecologia é a área da medicina que trata do aparelho reprodutor feminino (útero, vagina, ovários e tubas uterinas) e mamas, atuando na prevenção de doenças e tratamento destas.

O ginecologista presta um acompanhamento essencial em questões como:

– iniciação da menstruação;

– contracepção;

– fertilidade;

– menopausa;

– pós menopausa atuando nos efeitos decorrentes.

Por ser obstetra também atua no planejamento gestacional, acompanha a gestação desde a confirmação da gravidez, pré-natal, assistência ao parto, puerpério (pós parto).

As consultas ginecológicas devem ocorrer assim que inicia a primeira menstruação e devem continuar por toda a vida da mulher.

Rotineiramente é indicado ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano para realizar exames preventivos. Preventivamente o ginecologia solicita exames de coleta laboratorial e em alguns casos exames de imagem e realizada exames ginecológicos como:

1. Papanicolau: realizado para identificar alterações no útero, que podem incluir: infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis, avaliar a saúde do colo do útero e a presença de Cistos de Naboth.
  2. Colposcopia: exame realizado pelo ginecologista para avaliar a vulva, vagina e colo do útero de maneira detalhada, através do colposcópio, uma espécie de binóculo que ilumina e amplia a visão da região.

Além das consultas preventivas rotineiras, há sintomas que quando surgem a mulher deve consultar a ginecologista:

• Menstruação irregular ou atrasada;
  • Hemorragias anómalas;
  • Corrimentos vaginais;
  • Dores pélvicas;
  • Dores durante as relações sexuais;
  • Aumento da frequência miccional;
  • Dor ao urinar;
  • Incontinência urinária ou fecal;
  • Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga ou o intestino;
  • Ressecamento vaginal.

Fique por dentro sobre os cuidados com sua saúde: leia nossos artigos no blog e nos acompanhe nas redes sociais.

× Como posso te ajudar?