Ginecologista em Santana | Dra Edinalva Braz
O EVRA é um pacth contraceptivo hormonal semelhante a pílula anticoncepcional (contém estrogênio e progesterona), que é aplicado e colado na pele, sendo que sua absorção é por via trans dérmica.
O adesivo contraceptivo EVRA mede 4,5 x 4,5cm sendo composto por 3 camadas:
*camada externa que é resistente à água;
*camada do meio que contém a medicação;
*camada interna que possui um revestimento protetor que deve ser destacado antes de ser aplicado na pele limpa e seca.
O adesivo EVRA deve ser aplicado no 1º dia da menstruação e trocado a cada 7 dias por 3 semanas consecutivas, na 4º semana a mulher faz uma pausa ficando uma semana inteira sem adesivo e nessa pausa ela menstrua (21 dias de uso + 7 dias de pausa).
O adesivo pode ser aplicado em diversas partes do corpo, evitando áreas com pelos e nas mamas, sendo preferencialmente aplicado na face externa do braço, nádegas, coxas ou tronco. A caixa do EVRA vem com 3 adesivos que deve ser retirado e trocado por um novo a cada 7 dias, sendo que não deve ser aplicado no mesmo lugar que retirou. É necessário um rodízio de locais para que a absorção seja mais segura.
Seus efeitos colaterais são:
_alteração do ciclo menstrual nos primeiros meses de uso;
_dor de cabeça
_mastalgia (dor nos seios);
_irritação na pele (que melhora trocando o local de aplicação do adesivo).
Usando o EVRA a mulher pode nadar, praticar esportes, frequentar sauna, clubes, sendo que o adesivo raramente desgruda da pele. Portanto, o EVRA é uma boa opção para quem esquece de tomar a pílula regularmente.
As contras-indicações são as mesmas que das pílulas anticoncepcionais por conter na sua formulação estrogênio e progesterona.
E importante ressaltar que a escolha do método contraceptivo, mais indicado para você, deve ser realizado juntamente com sua ginecologista, após avaliação das suas condições de saúde com exames preventivos.
Leia também: Contraceptivos reversíveis de longa ação