Camisinha feminina, você conhece?
A camisinha feminina (CF) é um método contraceptivo, do tipo barreira feita de um plástico resistente e fino, o poliuretano e pode ser uma ótima opção para quem tem alergia ao látex da camisinha masculina (CM).
Ainda pouco conhecida e usada pelas mulheres, a camisinha feminina (CF) chegou ao mercado brasileiro em 1997, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a comercialização do produto no Brasil e no ano 2000 foi iniciado sua distribuição, a maioria destinada ao programa da AIDS.
COMO É SUA PROTEÇÃO?
A camisinha feminina (CF), também conhecida como preservativo interno ou camisinha interna, é assim chamada porque é colocada dentro da vagina, ao contrário da camisinha masculina, colocada no pênis.
A camisinha feminina impede o contato genital (vagina-pênis) ou oral (vagina- boca), impedindo dessa forma a troca de secreções genitais, prevenindo e diminuindo as complicações das infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), como hepatites virais, AIDS e infecções pelo HPV no colo uterino, vagina e vulva e outras IST´s causadoras de infertilidade feminina.
A camisinha feminina, tem cerca de 15cm de comprimido e 8 cm de largura, feita de poliuretano, mais fino que o látex usado no preservativo masculino e parece uma bolsa. Essa bolsa tem uma extremidade fechada e outra aberta acoplada a dois anéis, sendo que na extremidade fechada o anel é flexível e serve de guia para colocação da CF bem no fundo da vagina e na extremidade aberta o anel é maior e fica para fora da vagina dando abertura para a entrada do pênis no canal vaginal.
Essa “bolsa” recebe o líquido espermático, que o homem libera na relação sexual, evitando assim a gravidez.
COMO USAR A CAMISINHA FEMININA?
1º_abra a embalagem da camisinha com cuidado, verificar antes a data de validade e se não está danificada.
2º_coloque a camisinha dentro da sua vagina em uma posição confortável para você (deitada, em pé ou de cócoras).
3º_aperte o anel da extremidade fechada e empurre para dentro da vagina com seu dedo indicador até atingir o colo do útero, como se fosse colocar um absorvente interno ou coletor menstrual). A CF vai cobrir as paredes da vagina, permitindo o movimento do pênis durante a penetração vaginal, assim como a camisinha masculina cobre o pênis.
4º_a extremidade aberta (mais larga), fica para fora da vagina e recobre a vulva e o períneo.
5º_coloque a camisinha desde o início do contato físico. A camisinha feminina pode ser colocada horas antes da relação Sexual.
6º_quando terminar a relação sexual, basta segurar e torcer a extremidade da camisinha que fica fora da vagina (para garantir que o esperma fique dentro da mesma) e puxar delicadamente para fora da vagina.
7º_jogar a camisinha feminina no lixo! Sim, ela é uso único e não pode ser reutilizada.
8º_não pode ser usada junto com a camisinha masculina; o atrito de ambas pode propiciar o rompimento. Na relação sexual, ou sua a camisinha feminina ou a masculina.
VANTAGENS DO USO DA CAMISINHA FEMININA
– INTIMIDADE: possibilita a mulher ter mais intimidade com seu corpo, conhecer anatomicamente seus órgãos genitais.
– DA COLOCAÇÃO PRÉVIA: como a colocação da camisinha feminina, pode ser feita” horas” antes da relação sexual, não quebra o clima.
– NA FALHA NA EREÇÃO: minimiza as dificuldades ao uso da camisinha masculina especialmente se o homem tem ejaculação precoce ou ereção insuficiente.
-DUPLA PROTEÇÃO: protege na prevenção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis.
-SITUAÇÕES DIVERSAS: a camisinha feminina pode ser usada nas mais diversas situações: durante a gravidez, no pós parto imediato, durante o período menstrual, durante o tratamento das IST´s.
-SEGURANÇA:-as mulheres se sentem SEGURAS, sabendo que estão no controle de sua saúde sexual e reprodutiva.
DESVANTAGENS DO USO DA CAMISINHA FEMININA
_ NÃO SABEM como colocar a camisinha feminina, por falta de familiaridade com o método;
_ ESTÉTICA “desagradável ” à primeira vista. A aparência da camisinha feminina, pode causar desconforto e dor na colocação em alguns casos.
_A falta da AUTONOMIA FEMININA advinda de padrões culturais patriarcais (sistema social cujo comando é feito pelo homem seja no papel de marido ou de pai), acrescida do controle da sexualidade feminina e a desigualdade de gênero (discriminação social que prioriza o gênero masculino em detrimento ao feminino), são alguns dos obstáculos para a divulgação e incentivo ao uso da camisinha pelas mulheres !
A escolha do método contraceptivo é individualizado.Recomenda-se que as mulheres conheças todos os métodos de proteção, tanto para evitar a gravidez, como para doenças sexualmente transmissíveis, e façam uma escolha consciente.
Clique aqui e leia também outros artigos sobre saúde e prevenção.