Ginecologista em Santana | Dra Edinalva Braz
O mês de janeiro marca a campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero. A doença é a terceira causa de morte de mulheres por cancer no país. O câncer de colo uterino está associado à infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) que infecta a mucosa vaginal, anal , bucal durante a relação sexual pelo contato direto pele a pele e pelos fuidos (secreção genital, fluido espermático).
PREVENÇÃO
O uso de preservativos (camisinha) ajuda a diminuir o risco de contaminação e o exame de rotina Papanicolaou é capaz de rastrear lesões nas fases iniciais da doença.
A escolha da parceria sexual, uso de preservativo, tratamento das infecções sexualmente transmissíveis ajuda na resposta imunológica ao vírus do HPV.
A prevenção por meio da vacinação contra o vírus tem se mostrado efetiva. Na rede pública a vacina para HPV é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 e são aplicadas 2 doses da vacina. Em clínicas particulares são indicados 3 doses da vacina, sendo que homens e mulheres podem se vacinar mesmo aqueles que já tenham tido contato prévio com o vírus.
O câncer de colo de útero é a 3º causa de morte por câncer em mulheres em idade reprodutiva tratando-se de um problema de saúde pública e necessita de ações educativas e de incentivo ao uso da camisinha e da vacinação.
SINTOMAS
Fique atenta aos sintomas e procure sua ginecologista em qualquer das situações abaixo:
Também em casos mais graves poderá surgir edemas nos membros inferiores, problemas urinários e comprometimento de estruturas extragenitais.
As consultas ginecológicas e o exame de papanicolaou devem ser realizadas anualmente ou conforme indicação médica, e contribuirão para detecção em fase inicial e por isso é importante estar atenta.
QUER SABER MAIS? Clique aqui e leia outros artigos em nosso blog.