Ginecologista em Santana | Dra Edinalva Braz
O diafragma é uma outra opção contraceptiva feminina, sendo um dispositivo em forma de concha feita de silicone envolvida por um anel de metal flexível que é colocado dentro da vagina antes de iniciada a relação sexual para evitar a gravidez .Para melhorar sua eficácia contraceptiva o diafragma deve ser combinado com um gel espermicida e inserido na vagina 15 a 30 minutos antes da relação sexual. Trata-se de um método contraceptivo não hormonal e sim de BARREIRA, porque impede a entrada dos espermatozoides no útero da mulher.
1º PASSO: antes de comprar o dispositivo procure seu ginecologista para orientar o tamanho ideal do diafragma que melhor se adapte a vagina .
2º PASSO: lavar as mãos,aplicar gel espermicida na parte côncava do diafragma
3º PASSO: apertar as bordas do diafragma entre os dedos polegar e indicador- introduzir o diafragma em direção ao fundo da vagina como se fosse um OB (absorvente interno) de modo que todo colo do útero seja coberto
4º PASSO: se tiver mais de uma relação sexual , verificar com toque vaginal se o diafragma continua recobrindo todo colo do útero e aplicar mais espermicida.
O diafragma só deve ser retirada no mínimo 8 horas após a última relação sexual (tempo máxima da vida dos espermatozóides na vagina), porém o uso contínuo do diafragma por mais de 24 horas não é recomendado porque há risco de ocasionar choque tóxico (raro).
Para retirar o diafragma coloque o dedo indicador na vagina em direção ao pube, sinta a borda do diafragma puxe para baixo e para fora da vagina.
Após sua retirada deve ser lavado com sabão neutro e água fria, secar bem e guardar em recipiente próprio. O diafragma é de uso exclusivo de cada mulher.
Seu tamanho varia (60 a 90 milímetros) e deve ser medido por médico ou profissional da saúde treinado para esse fim.
Se a paciente perder ou ganhar mais de 10 kg (após parto ,pós cirurgia bariátrica e ou cirurgia ginecológica), geralmente um novo diafragma precisa ser medido para poder se encaixar com mais precisão na vagina e possa recobrir todo o colo do útero.
Ao contrário da camisinha que deve ser descartada a cada relação sexual, o diafragma quando bem cuidado e higienizado adequadamente pode durar de 2 a 3 anos.
A taxa de falha do diafragma varia de de 06 a 20 % ou seja não deve ser um método de escolha para quem não pode e não quer correr risco de engravidar.
Para cada 100 mulheres que usam diafragma no período de um ano e com vida sexual ativa 6 (seis) a 20 (vinte) podem vir a engravidar.
Vantagens:
uso não afetado por medicação
usar apenas quando for ter relação sexual
pode ser levado com você para todo lugar
Desvantagem
exige controle de quantas horas você está fazendo uso (deixar o diagrama na vagina por mais de 24 horas há risco da síndrome de choque tóxico)
requer consulta com profissional da saúde para verificar tamanho adequado
Pode causar irritação, reações alergias e infecções do trato urinário.
Leia também: Contraceptivos de longa duração