FERIDA DO COLO DO ÚTERO (ectopia)
Quando o tecido glandular que reveste o canal endocervical se expõe ao meio vaginal, ocorre o que chamamos de ferida do colo do útero (ectopia).
POR QUE OCORRE AS ECTOPIAS OU FERIDAS NO COLO DO ÚTERO?
As feridas no colo do útero podem ocorrer por:
_alterações hormonais ao longo da vida reprodutiva da mulher decorrentes principalmente da ação do hormônio estrogênio.
_pílulas anticoncepcionais com altas doses de hormônios.
_infecções genitais causadas por fungos (cândida), bactérias, protozoários ou _vírus do HPV principal agente etiológico na gênese do câncer de colo uterino
_irritação do colo do útero e vagina por produtos químicos usados durante o ato sexual ou na higiene íntima (duchas vaginais, lubrificantes perfumados, absorventes internos OB).
QUAIS OS SINTOMAS?
_corrimento vaginal amarelado branco ou esverdeado geralmente de odor fétido
_coceira e ardência nos genitais e para urinar
-dor e sangramento nas relações sexuais
_dor pélvica.
A principal forma de se contrair uma infecção genital é através do contato íntimo com indivíduos contaminados , má higiene íntima e não usar preservativos nas relações sexuais .Uma mulher que tem uma ferida no colo do útero tem risco aumentado de contrair uma infecção sexualmente transmissível (IST) porque a ectopia torna-se um terreno fértil ao crescimento de patógenos por ser uma área mais fina e delicada.
COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?
Através do exame ginecológico de rotina (realizar pelo menos uma vez ao ano) é realizada a coleta do papanicolaou e colposcopia. O ginecologista visualiza o colo do útero através de uma lente potente (colposcópio) e avalia colo uterino, vagina, vulva e região perianal, podendo realizar biópsias para determinar qual o tipo da inflamação envolvida e realizar tratamento adequado.
As principais causas das feridas do colo útero são ocasionadas por infecções que não são tratadas corretamente e apresentam recidivas constantes.
COMO É O TRATAMENTO?
Quando a ferida do colo uterino se infecta passa a ser chamada de CERVICITE
O médico geralmente prescreve pomadas com propriedades antisépticas, antifúngicas, antibacterianas de acordo com a infecção diagnosticada.
Normalmente se cauteriza o colo uterino com agentes químicos (ácidos, gel, pomadas, óvulos) para remover as células que estão inflamadas e permitir o crescimento de células novas e sadias.
Tratamento físico das feridas pode ser realizado com bisturi quente (eletro cauterização) e frio (crio cauterização) e a laser.
Casos mais graves de infecções do colo uterino por lesões pré cancerígenas HPV induzidas são realizadas através de cirurgias (conização onde parte do colo é retirado e amputação onde todo colo do útero é retirado).
A ferida do colo do útero é mais susceptível a contaminação por IST (clamídia, gonorreia, mycoplasma, ureplasma, HPV, sífilis) e como as infecções pelo vírus do HPV responde por mais de 90% dos cânceres de colo uterino, o uso da camisinha e vacinação são de extrema importância.
ALERTA: CUIDADO COM A AUTOMEDICAÇÃO! AS FERIDAS NO COLO DO ÚTERO PRECISAM SER TRATADA POR GINECOLOGISTA.
Leia também: Câncer do Colo do Útero